domingo, 30 de agosto de 2015
Ginástica para todos?
O surgimento da denominação Ginástica Para Todos (GPT).
Em 1950, foi criada a Gymnaestrada, como um festival oficial da Federação Internacional de Ginástica.
Devido à importância e à dimensão que a Gymnasestrada atingiu, em 1978 foi criada a "Comissão Gymnaestrada". No ano seguinte a comissão especializada em gymnaestrada e ginástica geral , sendo utilizada oficialmente pela primeira vez, a denominação Ginástica Geral para designar as atividades gímnicas demonstrativas.
No ano de 1984 foi criado o comitê técnico de ginástica geral, a partir de então ginástica geral passou a ser o termo utilizado para designar as atividades gímnicas não competitivas.
A FIG a partir de janeiro de 2007, adotou a denominação Ginástica Para Todos (GPT).
A mudança sinaliza claramente à comunidade da ginástica e ao público em geral, a importância dessa modalidade, que é base para todas as atividades da FIG.
A nova denominação dá uma compreensão imediata do que a disciplina representa, oferece uma ampla escala das atividades que são, verdadeiramente, para todas as idades, habilidades, gêneros e culturas.
Com a denominação Ginástica Para Todos a FIG acredita que haverá uma melhor compreensão da atividade em qualquer parte do planeta.
O Esporte Para Todos (EPT) é um movimento mundial de atividade física e lazer, que é apresentado à população do planeta com o objetivo de promover a prática regular dos esportes e das atividades físicas, objetivando o bem-estar geral dos indivíduos, na perspectiva de uma melhor qualidade de vida individual e coletiva, conceitos estes que se ajustam perfeitamente à Ginástica Para Todos.
O que é Ginástica Para Todos?
Objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psiquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca de auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades de execução, gênero, idade, utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar, neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
Modalidade ou Atividade?
Modalidade pode ser considerada como um conjunto de ações específicas e características de esporte regulamentadas e aceitas internacionalmente.
Atividade pode ser considerada como fragmentos do conjunto de ações de uma modalidade esportiva.
A GPT é uma modalidade de Ginástica, reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica, com o seu regulamento técnico próprio, que inclui seus objetivos e suas funções junto aos praticantes em todo o mundo. Entretanto, por sua característica de apropriar-se das ações de outras modalidades, adaptando-as, mixando-as e recriando-as, conforme as suas próprias propostas, a modalidade Ginástica Para Todos, caracterizada pela universalidade de gestos, facilmente transforma-se numa atividade.
GPT Síntese de ideias e ideais
A Ginástica Geral pode apropriar-se ou utiliizar-se de outras manifestações como as modalidades esportivas, danças folclóricas, ballet, jazz etc..., desde que as ações gímnicas estejam presentes... Assim a manifestação pura ou idêntica dessas atividades citadas não seria considerada ginástica geral.
O objetivo das propostas da Ginástica Geral é o congraçamento da exaltação e na própria superação dos limites pessoais.
O exemplo de que qualquer indivíduo pode participar ativamente, sem restrições ou preconceitos é, certamente, um dos elementos mais importantes que um espetáculo de Ginástica Para Todos pode oferecer, talvez até possamos denominar a este fenômeno de "utopia gímnica".
Existe uma tese de que a participação nos festivais de Ginástica Para Todos, aqui no Brasil, acontece como compensação para preencher lacunas nas modalidades "formais": Gínastica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica e Dança, nem todo o praticante das ditas modalidades tem interesse pela competição e certamente a maioria daqueles "atletas" não atingirá o alto nível devido a vários motivos, tais como: falta de potencial individual, falta de interesse pessoal, falta de oportunidade ou incapacidade do sistema oferecer as condições adequadas para tal.
Vale enfatizar que Ginástica Para Todos é muito mais que participar numa Gymnaestrada Mundial ou em qualquer outro evento e muito mais do que preparar um grupo para determinada apresentação. Cada instituição envolvida com a GPT deve estar preparada para atingir os seus próprios objetivos, dentro dos objetivos propostos pela modalidade/atividade. Claro que nem todos os objetivos podem ser atingidos plenamente por todas entidades, devido às características próprias institucionais, sociais, culturais e conceituais de cada uma delas.
É importante ter a consciência de que cada entidade deve influenciar a sociedade onde atua, sem acreditar que somente a sua "verdade é a verdadeira" e que os seus objetivos e os seus meios são mais importantes do que os das outras entidades.
Não deve ser esquecido que a Ginástica Para Todos está inserida no contexto da Educação Física e é uma "ferramenta" importante da educação geral.
Assinar:
Comentários (Atom)

